Pilea Peperomioides

(Pilea Peperomioides)

Uma das plantas de interior mais populares do momento é a Pilea Peperomioides, também chamada de dinheiro chinês, planta missionária, planta panqueca, ou apenas Pilea. Apreciada por suas folhas decorativas em forma circular, ela é uma ótima opção para qualquer pessoa, seja iniciante ou mais experiente, visando adicionar um pouco de verde para sua casa. Ela é originaria da província de Yunnan, sudoeste da China. O folclore popular sustenta que um missionário norueguês, Agnar Espegren, levou as mudas para casa com ele na década de 1940, e as compartilhou com amigos e familiares. Essas plantas foram espalhadas por toda a Escandinávia e, finalmente, o mundo.

Pilea Peperomioides

Disponível nos pote 11 e 14

Cuidados

Luz

Embora goste de bastante luz, a Pilea é uma planta de sombra. A exposição direta aos raios solares pode queimar suas folhas. Por isso ele é perfeito para ambientes internos e, nos externos, ele se adapta bem em varandas que recebem a luz da manhã. É importante girar o vaso de tempos em tempos para que todos os lados sempre recebam luz, assim ela se desenvolverá com mais uniformidade.

Água

A Pilea gosta de água, mas não muito. Lembre-se de nunca deixar que o solo fique encharcado. Se o solo ficar encharcado suas raízes poderão apodrecer, por isso olhe constantemente a umidade do solo e se estiver seco, dê água. Certifique-se de que o solo nunca seque completamente por muito tempo pois isso poderá gerar danos à sua planta. Uma dica é observar suas folhas, se começam a parecer um pouco caídas, é hora de regar sua planta. Lembrando também que a quantidade de água depende muito do ambiente em que se encontra, a umidade do ar, temperatura e a luminosidade influenciam bastante no quanto a planta irá consumir de água.

Temperatura

A temperatura ideal para a Pilea se desenvolver bem deve ser entre 18 e 28ºC.

Nutrição

As plantas são bastante semelhantes aos humanos em certas áreas. Podemos sobreviver bem sem tomar vitaminas ou nutrientes extras, mas a chance de adoecer se torna menor se o fizermos e, por exemplo, podemos cultivar mais músculos se comermos bem. O mesmo vale para as plantas, elas não precisam necessariamente de nutrição extra, mas elas crescerão muito melhor e terão menos doenças se o fizerem. Pode-se usar um fertilizante padrão, encontrado facilmente em Garden Centers e lojas especializadas. O verão e a primavera são os períodos onde há maior crescimento, portanto é a melhor época para adubar pois sua planta precisará de nutrição extra. Já no inverno a planta entra em repouso e não há necessidade de adubar para evitar uma “overdose”.