Croton

(Codiaeum variegatum)

Se deseja uma planta com cores distintas e aparência marcante, você precisa conhecer o Croton. Muito conhecidos por suas folhas bonitas e coloridas, os Crotons podem ser encontrados em mais de 100 variações, todas com folhas de cores e formatos diferentes. Atualmente a Quali Flora produz 10 dessas variedades, entre as quais se destacam o Petra, o Mammy e o Brasil.

Croton-Petra-P24

Croton Petra

Croton-Brasil-P24

Croton Brasil

Croton-Mammy-P24

Croton Mammy

Disponível nos potes 17 e 24

Cuidados

Luz

O Croton é um grande adorador do sol. Quanto mais luz recebe, mais colorido e contrastado ele se torna! Alguns cuidados, porém, são necessários. Como é cultivado em estufas climatizadas, o Croton precisa passar por uma adaptação gradativa antes ser exposto ao sol o dia todo. Também é prudente evitar a exposição direta aos raios solares durante os meses mais quentes do verão.

Dentro de casa, é recomendável deixá-lo perto de uma janela grande ou de uma porta balcão para que receba bastante luz. Como ele cresce ligeiramente em direção à luz, lembre-se de girar o vaso ¼ de volta de tempos em tempos para que ele cresça mais bonito e em todas as direções.

Água

Originário de áreas tropicais, o Croton gosta de bastante água. Certifique-se de que o solo nunca seque completamente, para evitar danos à planta como, por exemplo, a queda das folhas. Bastante água, porém, não significa solo encharcado. Se isso ocorrer, as raízes do Croton podem apodrecer. Verifique constantemente a umidade do solo e, quando estiver razoavelmente seco, acrescente água. É importante lembrar que a quantidade de água varia muito em função do ambiente em que se encontra a planta. A umidade do ar, a temperatura e a luminosidade influenciam bastante no consumo de água.

Temperatura

A temperatura ideal para que o cróton se desenvolva bem deve ser entre 18 a 28ºC. 

Nutrição

Plantas e seres humanos têm algumas semelhanças em determinadas áreas. Assim como nós, elas sobrevivem bem sem vitaminas ou nutrientes extras, mas as chances de que adoeçam se tornam menores se estiverem bem nutridas, pois as vitaminas permitem que elas cresçam mais fortes. Um fertilizante padrão, facilmente encontrado em lojas especializadas, pode suprir bem essa necessidade de nutrientes. Especialmente no verão e na primavera, estações em que a planta cresce mais e precisa de mais alimento. No inverno, como ela entra em repouso, é recomendável não adubá-la, para evitar uma “overdose”.