Rabo de Macaco

(Cleistocactus winteri subsp. colademonis)

O Rabo-de-Macaco é um cactus, muito atraente, assim sendo uma planta extremamente resistente e de fácil cuidado, não sendo necessário atenção constante. Ela se desenvolve melhor pendurada, pois suas hastes ficam pendentes, mas cresce primeiro na vertical para depois se tornar pendente. As hastes são verdes-amareladas e sobre elas estão salientes espinhos brancos macios, semelhantes a cabelos, que cobrem toda a haste. Aos olhos, pode parecer seguro tocar, mas não se engane! As flores são de um vermelho salmão brilhante e podem crescer até 5 cm de diâmetro. Eles abrem ao longo dos caules nos meses mais quentes da primavera e do verão.

Disponível na Cuia 18

Cuidados

Luz

O rabo de macaco gosta de ambientes muito bem iluminados! Alguns cuidados, porém, são necessários. Como é cultivado em estufas climatizadas, o rabo de macaco precisa passar por uma adaptação gradativa antes ser exposto ao sol o dia todo, ou suas hastes podem ficar queimadas.

Água

O rabo de macaco não gosta de muita água. A rega desta planta deve ser feita apenas quando o solo estiver seco. Quanto mais quente o ar, mais frequente a rega. Caso contrário, a rega excessiva pode causar o apodrecimento dos caules e raízes. É importante lembrar que a quantidade de água varia muito em função do ambiente em que se encontra a planta. A umidade do ar, a temperatura e a luminosidade influenciam bastante no consumo de água.

Temperatura

A temperatura ideal para que o rabo de macaco se desenvolva bem deve ser entre 18 e 28ºC.

Nutrição

Plantas e seres humanos têm algumas semelhanças em determinadas áreas. Assim como nós, elas sobrevivem bem sem vitaminas ou nutrientes extras, mas as chances de que adoeçam se tornam menores se estiverem bem nutridas, pois as vitaminas permitem que elas cresçam mais fortes. O rabo de macaco não requer muito fertilizante. Aplique um fertilizante balanceado solúvel em água mensalmente, diluído na metade da força durante os meses de verão/primavera.